Entrevista de Emprego: 5 dicas para não errar

1011

A entrevista de emprego é uma etapa importante no processo seletivo. Aqui a gente te dá 5 dicas para não errar.

Você já parou para pensar que é durante a entrevista de emprego que o entrevistador avalia todas as qualidades, experiências e defeitos do candidato?

Em suma, essa etapa do processo seletivo se torna uma das mais importantes e decisivas. Hoje nós listamos 5 dicas para você não errar na hora da entrevista de emprego.

A entrevista de emprego é uma etapa importante no processo seletivo. Aqui a gente te dá 7 dicas para não errar.
Entrevista de Emprego: 7 dicas para não errar.

Diante do mercado de trabalho cada vez mais disputado, as entrevistas de emprego tem sido cada vez mais elaboradas, a fim de escolher os candidatos mais preparados.

Com isso, é importante que você saiba, que apenas uma boa formação acadêmica, experiências profissionais anteriores e um bom currículo podem não ser suficientes para garantir aquela vaga dos sonhos.

Nesse artigo, nós listamos 5 dicas para te ajudar a passar por essa etapa importante do processo seletivo. Vamos a elas!

1) A primeira impressão…

A primeira impressão é a que fica.

Portanto, fique atento para os detalhes. Chegue sempre pontualmente no horário marcado. Isso demonstra compromisso e seriedade.

Aperte a mão do seu entrevistador de forma firme. Sorria, seja simpático e demonstre interesse pela vaga. Além disso, não minta de forma alguma.

Importante lembrar: desligue o celular durante toda a entrevista, e se mantenha calmo.

2) Vista-se de forma adequada

A maioria das empresas trabalham com normas sobre a vestimenta dos funcionários. Assim, por mais que não seja de forma explícita, sempre existem regras de devem ser cumpridas.

Portanto, no dia da sua entrevista de emprego, vista-se de forma adequada e solene. Lembre-se que você deve se vestir de acordo com sua área de atuação e personalidade.

Se sua área for mais formal, vista-se de maneira formal, como manda os costumes. Se a sua área de atuação for mais informal, você pode investir em um traje mais despojado, lembrando sempre do equilíbrio.

3) Entrevista por competências

Atualmente a maioria das empresas atua buscando os melhores funcionários. Com isso, aquele modelo ultrapassado de entrevistas de emprego, onde o candidato era perguntado sobre seus “defeitos e qualidades” quase não existe mais.

Com isso, entrou em moda, a entrevista por competências. E o que seria isso? Esse tipo de entrevista, exige que o candidato demonstre suas experiências anteriores.

Através de um bate-papo, são feitas perguntas, que levam o candidato a expor seus maiores desafios, suas conquistas, onde ele trabalhou, suas dificuldades, e por aí em diante.

Ou seja, esteja preparado para mostrar que mesmo não tendo experiência na função que você está concorrendo, você já lidou e superou dificuldades, e enfrentou desafios, saindo vitorioso.

Se você tem interesse em saber mais sobre a entrevista por competência, pesquisa sobre o sistema start!

Demonstre sua competência. É disso que eles estão em busca!

4) Conheça a empresa

Outra dica extremamente valiosa, é essa: conheça e pesquise sobre a empresa para a qual você se candidatou a vaga.

Durante a entrevista, o entrevistador pode te fazer perguntas sobre a empresa, sendo também, uma forma de testar seu interesse no negócio.

Portanto, é importante que você estude os dados mais relevantes da empresa, conheça sua história, e saiba como ela chegou até ali.

Isso demonstra interesse e faz você ganhar pontos valiosos com o entrevistador.

5) Postura é tudo

A princípio, é importante ter atenção na sua postura corporal. O que falamos durante a entrevista de emprego é muito importante, mas também como nos comportamos, conta, e muito!

Sendo assim, controle suas emoções. Se mantenha calmo, e cuide do seu tom de voz. Para alguns entrevistadores, falar muito alto, demonstra falta de educação. Já para outros, falar muito baixo, demonstra timidez. A dica é: mantenha um tom de voz adequado, de forma tranquila e devagar.

Outro ponto importante, é que você não deve fazer piadas. Pode soar de mal tom, e o entrevistador pode não gostar. Caso ele faça alguma piada durante a entrevista de emprego, sorria de forma contida, para ele saber que você entendeu.

E não esqueça, a postura corporal tem extremo valor nesse momento. Sente-se de forma adequada, e não troque de posição o tempo todo. Para alguns, pode demonstrar que você está nervoso ou incomodado.

A vaga é sua!

Seguindo todas essas dicas, pode ter certeza, sua entrevista de emprego será um sucesso. Depois, é só comemorar!

E mais uma coisa! Se você está procurando vagas, para se candidatar a uma entrevista de emprego, nós já falamos de várias, aqui!

Só podemos te desejar, boa sorte!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here