Currículo: 7 dicas para não errar na elaboração

1054

Saiba como elaborar um bom currículo, e saia na frente no processo de seleção

Você já parou para pensar que com 7 dicas você pode elaborar seu currículo sem errar? Todo mundo sabe que o currículo é a porta de entrada em todo processo de seleção. Porque é através dele que a empresa tem o primeiro contato com o candidato.

Aqui, nós vamos te dar dicas de como elaborar um bom currículo, e sair na frente em busca em uma vaga.

Currículo: 7 dicas para não errar na elaboração do seu.
Currículo: 7 dicas para não errar na elaboração do seu

O currículo é a principal ferramenta para conseguir uma vaga de emprego. Todas as empresas começam os processos seletivos com uma fase de triagem dos currículos. É ali que se define que candidatos devem avançar para as próximas fases, tudo com base no currículo.

Assim, se você ainda não se preocupou se tem um bom currículo, chegou a hora. Hoje, nós vamos te dar 7 dicas de como elaborar um bom currículo, e avançar nos processos seletivos.

1) Formatação Eficiente

A primeira dica para não errar, é que seu currículo deve ter uma escrita inteligente. Ou seja, as informações devem estar organizadas, com formas e design simples.

Isso porque, ao ler um currículo, o profissional de recursos humanos busca organização e simplicidade. Quanto mais simples a formatação, melhor. As margens devem ser longas, para que dê ao currículo um design mais sofisticado.

2) Informações Pessoais Claras

Outra dica importante, é que ao elaborar seu currículo, lembre de informar suas informações pessoais de forma clara. Seus dados pessoais devem constar logo no início.

Dados como nome, endereço, telefone e email devem ser prioridade. Além disso, a idade e o estado civil também devem constar nas suas informações pessoais.

Aliás, muitas pessoas fornecem número de documentos ao elaborar um currículo, mas os profissionais de RH são unânimes em afirmar que não é necessário.

Todas essas informações serão fornecidas após o processo de seleção, caso você tenha sido o escolhido.

3) Qualidades e Pontos Fortes

Todos os candidatos ao elaborar um currículo focam nas suas qualidades e pontos fortes. Apesar de ser importante, há que se ter cuidado ao citar essas informações.

Isso porque, as qualidades e pontos fortes devem vir conectadas com suas experiências profissionais.

Aqui você pode também citar conhecimento em outros idiomas, alguns cursos de curta duração que ajudam a complementar sua formação e experiências que realizou. Pode ser um trabalho voluntário, ou até um intercâmbio.

4) Experiências Profissionais

Uma das dicas mais valiosas para não errar, é que as suas experiências profissionais anteriores são geralmente o ponto mais importante para a conquista da sua vaga.

Você deve apresentar suas experiências de maneira sucinta no seu currículo, expondo de forma cronológica as empresas que trabalhou, os cargos que ocupou e quais eram as suas responsabilidades na função.

Além disso, é importante que você descreva suas realizações e os seus projetos, de forma a mostrar ao profissional que está avaliando o seu currículo todas as suas capacidades.

5) Sinceridade

Dica de ouro! Jamais minta no seu currículo. Essa é uma dica valiosa, mas que muitos ainda deixam de seguir.

Ao mentir, você pode acabar com suas chances de ser selecionado. O entrevistador, geralmente consegue identificar mentiras no currículo. É que ele é tão experiente em selecionar os melhores candidatos, que fica evidente quando um está mentindo.

Portanto, seja sincero. Jamais minta, querendo melhorar o seu currículo. Isso pode te prejudicar e você perder uma grande chance.

6) Objetividade

Sempre existem divergências na hora de elaborar um bom currículo. Alguns profissionais orientam que você forneça todas as informações, outros que você seja mais sucinto.

Contudo, em um ponto todos concordam: você deve ser objetivo. Um currículo com muitas páginas não é bem visto. Você deve escrever 1 ou 2 páginas no máximo, sendo objetivo ao passar seus dados.

A regra é, quanto menor, melhor.

7) Revisão

Outra dica super importante: após finalizar seu currículo, faça uma minuciosa revisão. Essa etapa é importante, e evita que você entregue seu currículo com erros, que podem custar sua vaga.

Agora que você já sabe como elaborar um currículo sem erros com as 7 dicas que te mostramos, tá na hora de se cadastrar nas inúmeras vagas de emprego disponíveis! Confere tudo aqui!.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here