Concurso Público: Os 5 erros que você comete na sua preparação

1608

Todos os dias, milhares de candidatos prestam provas para concurso público e sonham em ser aprovados. Você sabe quais erros está cometendo que te impedem de chegar a tão sonhada aprovação? A gente listou alguns.

Passar em um concurso público é um objetivo para muitos brasileiros. A garantia de estabilidade e segurança financeira é um atrativo que leva milhares de estudantes todos os anos a prestarem provas por todo o país. Contudo, a preparação para qualquer concurso demanda tempo, dedicação e muita disciplina.

Além disso, requer uma estratégia, para que o estudo seja feito de maneira adequada. Você já parou para pensar que podem existir erros que atrapalham a sua aprovação?

Nós listamos os 5 mais comuns.

1. Não focar em uma área de estudo específica.

O concurseiro deve ser um “atirador de elite”. Ele deve estudar focado na sua área de atuação, ou seja, naquela que deseja trabalhar. Mirar e focar nos concursos públicos que são do mesmo ramo/carreira ajuda a conhecer as matérias que serão mais cobradas, a banca que aplica as provas, as questões mais relevantes, e com o tempo, você será especialista naquele determinado certame. O concurseiro “granada”, que atira para todos os lados, faz todas as provas de diversas carreiras, tende a ficar mais desgastado, e consequentemente, desiste mais rápido.

2. Trocar de material de estudo com frequência.

O material de estudo para concurso público é o instrumento mais importante na caminhada rumo à aprovação. Acontece que, muitos candidatos trocam esse material a cada novo edital, perdendo assim, a oportunidade de criar um conteúdo aprofundado e atualizado. Esse erro é comum, e custa caro. Além de você perder dinheiro, investindo em um novo material frequentemente, você perde informações valiosas. Então aqui a dica é a seguinte: tenha seu material de estudos sempre atualizado, com anotações, marcações, resumos e textos. Esse material deve te acompanhar desde o início, para que você conheça todo o seu teor.

3. Não resolver questões / simular provas anteriores.

Aqui é onde mora o perigo! O candidato a um concurso precisa além do conhecimento das matérias, saber resolver e aplicar o seu conteúdo na hora da prova. E isso envolve treino! Resolver questões de provas anteriores, simulando o ambiente de prova, ajuda o candidato a ter noção do seu desempenho em determinada matéria, podendo assim, ajustar as “falhas”. Essa repetição dos exercícios te ajuda a fixar o conteúdo, e te deixa esperto na hora da prova. Não tenha medo de errar em casa, na hora do treino. Isso vai te dá confiança na hora da prova.

4. Esperar o edital ser publicado para começar a estudar.

O edital é a pedra fundamental do certame. Nele estão todas as informações mais importantes do concurso, e o candidato deve conhecê-lo profundamente. Mas esperar para começar a se preparar apenas quando o edital é publicado é um erro comum e muito grave. A preparação para um concurso público demanda tempo, constância e resiliência. Sabendo disso, comece a se preparar com antecedência, para que você tenha tempo e qualidade de estudo, possa abordar todas as matérias cobradas no seu concurso específico, e tenha mais tranquilidade na sua preparação. Então na perca tempo, procure os editais dos concursos anteriores, e saia na frente!

5. Não identificar seu perfil.

O processo de preparação para um concurso público exige do candidato autoconhecimento.

Ele precisa saber identificar suas dificuldades, suas deficiências, habilidades e sua melhor forma de aprender. Além disso, é importante que você compreenda o seu perfil, para assim, definir quais ferramentas de estudo serão mais eficazes no caso concreto.

Lembre que estudar para concurso não é uma receita de bolo, que deve ser aplicada de forma igual para todos. Cada candidato tem nuances que devem ser respeitadas, e aprende de forma diferenciada.

Assim, sabendo o que melhor se aplica na sua preparação, você potencializa suas chances de êxito, e não perde tempo com métodos que não estão ajustados ao seu perfil.

Por isso, antes de começar a se preparar para um concurso público, defina o seu perfil, monte sua estratégia de estudos, e boa prova!

Portanto, agora que você sabe quais erros você não pode cometer na sua caminhada rumo à aprovação, separe seu material, e bons estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here